Pesquisar Neste Blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dicas para encontrar, manter e melhorar

a qualidade de vida



A expressão ‘qualidade de vida’ foi empregada a primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas". O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos.
O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como conseqüência negativa a progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.
Atualmente a qualidade de vida tem sido um termo muito utilizado. Isso porque, tem se tornado cada vez mais raro encontrar pessoas que conseguem alcançar este feito morando em metrópoles, tendo trabalhos estressantes, perdendo horas nos trânsito, tendo pouco tempo para o lazer e muito menos para se alimentar de forma correta.
Então como fazer para envelhecer com saúde dentro da loucura que é o mundo atual? Como alcançar a qualidade de vida, mesmo trabalhando, estudando, pegando condução, horas de trânsito? Para isso existem algumas dicas, relacionadas à alimentação e atividades físicas, que se forem seguidas podem ajudar muito no processo do envelhecimento saudável. Aqui estão:
1) Praticar atividade física: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a atividade física fator primordial para a melhora do bem estar físico, emocional e social. A atividade física auxilia no alívio do estresse, leva a liberação de beta-endorfina (conhecido como hormônio do bom humor, por causar uma sensação de prazer e relaxamento) e auxilia na perda de peso.
2) Perder os quilos em excesso: o excesso de peso afeta a disposição e, principalmente a auto-estima. Além disso, normalmente pessoas acima do peso não praticam atividade física e não se alimentam corretamente, sendo assim não ganham os benefícios que estes dois itens podem trazer.
3) Ingerir no mínimo dois litros de líquidos ao dia: o corpo humano é composto por muita água, ou seja, qualquer sinal de desidratação pode causar sintomas desagradáveis. Além disso, a hidratação ajuda os rins a funcionarem de forma correta e a limpar o organismo de muitas impurezas.
4) Priorizar refeições compostas de alimentos coloridos: está é uma máxima conhecida de muitas pessoas e muito verdadeira. As vitaminas e minerais estão distribuídos em todos os alimentos que temos ao nosso alcance, e as cores muitas vezes diferenciam os nutrientes que encontramos nesse alimento. Então, quanto mais cores, maior a variedade de vitaminas e minerais no prato.
5) Comer devagar: a alimentação deveria ser realizada como um culto, mas ela se tornou tão banalizada (comer apenas pra matar a fome e continuar a trabalhar) que as pessoas simplesmente engolem a comida e não sentem os sabores, os cheiros e o prazer que ela oferece. Além de perder este momento mágico, quando a alimentação é realizada com muita pressa, existe uma grande chance de comer além do necessário, o que muitas vezes resulta no aumento de peso.
6) Tomar café da manhã: este é um hábito que não deveria nunca ser esquecido e auxilia muito em uma qualidade de vida saudável. É esta refeição que nos prepara para o dia, nos dá energia pra começar o processo que daremos continuidade ao decorrer das horas. Além disso, é comprovado cientificamente que pessoas que se alimentam pela manhã tem melhor rendimento escolar e/ou profissional.
7) Consumir frutas, legumes e verduras diariamente: afinal, são eles que oferecem a maior quantidade de vitaminas e minerais que fazem a sintonia fina do nosso organismo, aumentam a imunidade e auxiliam na disposição para tarefas básicas do dia-a-dia.
Acredito que mesmo nos dias de hoje, onde o tempo foge das nossas mãos e do nosso controle, vale a pena tentar fazer alguma coisa que melhore a qualidade de vida todo dia visando um futuro cheio de saúde, com energia de sobra e poucas visitas ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário