Pesquisar Neste Blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

11 formas de se sentir menos inchada em dias quentes


 

No verão, é mais fácil a gente acabar consumindo mais bebidas, sucos, drinks e frutas refrescantes que em outra época do ano. Por conta da quantidade de líquidos de ingerimos no calor, o rim não dá conta de eliminar todo o líquido que consumimos em excesso. Além disso, para manter a temperatura corpórea estável, os vasos se dilatam fazendo com que haja um extravasamento de líquidos.


Como evitar inchaço no calor


Inclua potássio na dieta
Os alimentos ricos em potássio ajudam o corpo a se livrar da água retida que se acumula no abdômen. Porções saudáveis incluem uma banana média, meia batata cozida com casca, 1 papaia médio, meia xícara de espinafre cozido.
Reduza a ingestão de sal
A ingestão excessiva de sal é uma das principais causas da retenção de líquidos, que além de nos fazer sentir mais pesadas, também muitas vezes costuma inflamar nossa barriga. Seja como um condimento, presente em alimentos processados, molhos ou qualquer tipo de alimento, o sal é o inimigo de nossa saúde e do corpo.
Ingira mais goles de água
Uma quantidade considerável de água por dia é ideal para nos mantermos bem hidratadas e nos ajuda a prevenir e combater a retenção de líquidos. Os especialistas recomendam beber pelo menos 2 litros de água por dia, para também prevenir a constipação, que é outra causa de barriga inchada.
Coma devagar e mastigue bem
É muito importante levar um tempo para comer devagar e mastigar bem os alimentos. Este bom hábito contribui para uma boa digestão, que previne o abdômen inchado. Além disso, aqueles que mastigam melhor os alimentos têm mais saciedade, o que nos impede de comer o tempo todo.
Pratique automassagem
Massagens modeladoras para fazer em casa, assim como as versões profissionais, ativam a circulação e ajudam na drenagem de toxinas. O corpo elimina o líquido acumulado em excesso mais facilmente, diminuindo o inchaço e prevenindo o mal.
Evite alimentos fritos
Frituras são digeridas mais lentamente e provocam inchaço na região abdominal. O alto teor de gordura e sódio também faz engordar mais facilmente, além de também provocar retenção de líquidos.
Coma pequenas porções
Para prevenir e combater o inchaço, recomenda-se comer em pequenas porções divididas em várias refeições por dia. Como as porções reduzidas são mais fáceis de digerir, menores as chances de protuberância no abdômen.
Consuma fibra
A fibra é um dos compostos alimentares mais recomendados para promover a boa digestão e evitar problemas como a constipação. Os especialistas recomendam a ingestão de alimentos ricos em fibras para evitar inchaço, perder peso e prolongar a saciedade. No entanto, você não deve se exceder no consumo de fibras, porque elas pode gerar distensão abdominal.
Realize atividade física
Praticar exercício é a melhor maneira de enxugar medidas e melhorar a saúde do corpo inteiro. A atividade física melhora a função digestiva, reduz a constipação, combate a retenção de líquido, nos ajuda a perder peso e, geralmente, traz uma sensação de bem-estar que melhora qualidade de vida.
Não fique muito tempo na mesma posição
Levante da cadeira a cada duas horas, use as escadas, ande mais a pé, pare o carro em uma vaga distante do seu trabalho. Com pouco esforço, você melhora a circulação e evita a retenção de líquidos. Evite também roupas muito justas que prejudicam o retorno venoso, resultando em inchaço.
Repense sua dose de anticoncepcional
Por conter os hormônios estrogênio e progesterona, ela provoca alterações no metabolismo e promove a retenção de líquidos, estimulando ou agravando o quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário