Pesquisar Neste Blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como reduzir a gordura do fígado com ajuda da alimentação



Gordura no fígado ou esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, órgão situado do lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue. Também conhecida por doença hepática gordurosa, ou fígado gorduroso, a esteatose hepática é uma condição cada dia mais comum, que atinge mais as mulheres e pode se manifestar ainda na infância.

A estimativa é que 30% da população apresentem o problema e que aproximadamente metade dos portadores possa evoluir para formas mais graves da doença. O aumento de gordura dentro das células do fígado, constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.

Quais são os sintomas?

Nos quadros leves de esteatose hepática, a doença é assintomática. Os sintomas aparecem quando surgem as complicações da doença. Num primeiro momento, as queixas são dor abdominal do lado direito, cansaço, fraqueza, perda de apetite, aumento do fígado, barriga e fezes esbranquiçadas.

Quais as causas e como evitar?

As esteatoses hepáticas podem se classificadas em alcoólicas, ou seja, provocadas pelo consumo excessivo de álcool, e não alcoólicas. Nesse caso, sobrepeso, diabetes, má nutrição, perda brusca de peso, gravidez, cirurgias e sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento da esteatose hepática gordurosa não alcoólica.

Há evidências de que pressão alta, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e triglicérides, além da obesidade abdominal estão diretamente associadas ao excesso de células gordurosas no fígado.

Por isso, a melhor maneira de preveni-la é adotando um estilo de vida saudável. Dieta e prática regular de exercícios físicos são o tratamento mais indicado para combater o acúmulo de gordura no fígado. Em um número bem menor de casos, pessoas magras, abstêmias, sem alterações de colesterol e glicemia, podem desenvolver quadros de esteatose hepática gordurosa.
Alimentação favorável

Em reportagem ao site da Revista Saúde, a nutróloga Liliane Oppermann sugere o menu de um dia com escolhas alimentares totalmente focadas no combate à gordura no fígado.

Cardápio contra fígado gorduroso

Café da manhã
·         Café com leite desnatado
·         1 fatia de pão integral com ricota e um fio de azeite
·         1 fatia de mamão

Lanche da manhã
·         1 banana pequena polvilhada de aveia
·         1 copo de iogurte desnatado

Almoço
·         Arroz integral com feijão
·         1 filé de pescada com ervas finas
·         Brócolis com cenoura
·         Salada de rúcula com tomate e um fio de azeite

Lanche da tarde
·         2 castanhas-do-pará
·         1 copo de suco de uva
·         1 torrada com cottage
Jantar
·         Caldo de legumes preparado com frango desfiado, batata, cenoura, abobrinha, cebola, alho, ervas finas e um fio de azeite
·         1 fatia de pão


Nenhum comentário:

Postar um comentário